Contactos

Adjunto Consultoria de Recursos Humanos

  • Pessoa de contato: Fany
  • Telefone: +55 (51) 99418-29-92, 51 33076878
  • Endereço postal: Av.Otto Niemayer,, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 91910-001, Brasil

Renovações do site

Como surgem os lideres: memórias de um trabalhador !!

27/03/17

Como surgem os lideres:
memórias de um trabalhador
Esta é a história de uma pessoa que foi promovida a gerente e está buscando entender como isso aconteceu . As lembranças evocadas ,estão sempre ligadas a características de liderança que sempre estiveram presentes em suas atitudes e que são citadas ao final de cada relato. Vou usar a primeira pessoa, para facilitar a narrativa.
Tudo começou no ensino médio, com tantos trabalhos de grupo. Mal a professora dava a tarefa e eu já saía convidando colegas para formar meu grupo. Na faculdade, a professora pedia um voluntário e lá estava eu, me apresentando cheio de curiosidade e louco para ver no que ia dar. INICIATIVA . CURIOSIDADE .
No trabalho, não sossegava enquanto não atingia as metas, queria ver o resultado e fazia de tudo pra isso. ENERGIA, FOCO EM RESULTADOS . Muitas vezes não dependia só de mim, então ajudava os colegas, não deixava ninguém se atirar nas cordas, ficava incentivando , animando, mesmo quando tudo parecia dar errado. Preocupava-me de verdade com meus colegas. TRABALHO EM EQUIPE,RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. MOTIVAÇÃO.
Nas reuniões , por mais que eu tenha ideias e respostas, eu gosto de ouvir os outros , pois acredito que mais cabeças pensando juntas é sempre melhor. Sempre fui uma pessoa, que gostava de ouvir e ajudar os outros e as pessoas sabiam disso, e até hoje me procuram para conversar e pedir conselhos , orientações ou mesmo só para desabafar. EMPATIA.COACH. Nos treinamentos que participei, na maioria das vezes eu era escolhido para ser o líder de meu grupo. LIDERANÇA. Pensando bem, agora sei por que fui promovido a gerente de divisão: porque eu mereço! Sou um líder reconhecido por minhas habilidades, tanto de gestão de pessoas como de gerar resultados.
Acredito que assim como eu, as pessoas precisam estar bem para dedicar tempo e energia ao trabalho , então faço o que posso para manter um bom ambiente. MOTIVADOR. Sei que conflitos sempre vão existir , isto é inerente as diferenças entre as pessoas e isto é saudável, mas preciso saber administrar , mantenho um bom controle emocional para não me deixar influenciar por emoções negativas e nem desanimar diante de obstáculos . RESILIÊNCIA ,GESTÃO EMOCIONAL E mesmo quando as coisas parecem dar errado, em primeiro lugar busco as respostas em mim mesmo , sem ficar procurando culpados. AUTOLIDERANÇA.
Essa história mostra uma pessoa que possui muitas competências essenciais de liderança; mas nem sempre é assim. Muitas dessas características precisam ser desenvolvidas ao longo da vida por aqueles que almejam crescimento na carreira como gestores .Assumir a responsabilidade pelo próprio sucesso implica em identificar seus pontos fortes e onde precisa melhorar . E depois , decidir : o que você vai fazer para chegar lá? De qualquer forma o primeiro e mais importante passo é: autoresponsabilidade. Assuma o leme de seu barco, defina para onde vai e planeje a rota. Defina o tempo que vai levar, comemore as pequenas e grandes vitórias e quando finalmente atingir o alvo , esteja certo que uma nova viagem , ou novo objetivo já está nascendo : é o ciclo da vida que segue seu rumo. Boa viagem!
Fany G. Bicca
Psicóloga e Palestrante

Artigos anteriores
O LÍDER QUE TODOS QUEREM

12/07/15

Se em tempos de economia estável, a liderança tem um papel essencial para a gestão de pessoas, muito mais ainda em tempos difíceis, onde a insegurança gerada pela possibilidade de demissões, de queda de salário, de ter de trabalhar mais com menos recursos , afeta significativamente a motivação e a energia dos colaboradores, justamente quando elas são mais necessárias.
GERAÇÃO NEM-NEM E O RH

18/09/14

Dados do IBGE apontam que um em cada cinco jovens brasileiros na faixa de 15 a 29 anos de idade, nem trabalha nem estuda , motivo pelo qual é conhecida como “Geração nem-nem.
Adjunto Consultoria de Recursos Humanos

14/03/12

O VALOR DE UMA PALESTRA MOTIVACIONAL Porque assistir a uma palestra motivacional ?