Contactos

Adjunto Consultoria de Recursos Humanos

  • Pessoa de contato: Fany
  • Telefone: +55 (51) 99418-29-92, 51 33076878
  • Endereço postal: Av.Otto Niemayer,, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 91910-001, Brasil

Renovações do site

O LÍDER QUE TODOS QUEREM

12/07/15

O LIDER QUE TODOS QUEREM

Gerenciamento e Liderança em Tempos Difíceis.

Se em tempos de economia estável, a liderança tem um papel essencial para a gestão de pessoas, muito mais ainda em tempos difíceis, onde a insegurança gerada pela possibilidade de demissões, de queda de salário, de ter de trabalhar mais com menos recursos , afeta significativamente a motivação e a energia dos colaboradores, justamente quando elas são mais necessárias. É nessa hora que o líder precisa ser quase um super-herói.
Nas minhas andanças como psicóloga e consultora de empresas, conversei com muitas pessoas e a conclusão é que , em se tratando de “líder” todos são unanimes: não adianta mudar só o nome de chefe para líder, o que importa é como age quem tem autoridade formal, seja lá o qual for o titulo do cargo e o nível na hierarquia da empresa. Faço uma analogia com o nosso alfabeto: tem 24 letras , todas são importantes , mas sem as vogais não se escreve nada com sentido. As vogais da liderança, são aquelas competências essenciais que todo líder precisa ter , principalmente diante de situações difíceis.
Todos querem um líder que tenha Atitude e diante de um problema seja capaz de tomar decisões com senso de urgência, e não paralise com justificativas, aparentemente bem lógicas, para deixar para depois usando frases como:“vou ver e depois falamos, vamos avaliar melhor a situação”. E você fica amarrado, esperando, esperando…
Que tenha Empatia, bom humor, vibração, que não seja arrogante. Ninguém quer um líder que se acha o dono da verdade, que tem formula pronta para resolver todos os problemas, porque para este tipo de líder , não adianta a pessoa ter ideias , ele sempre vai ter uma melhor, ainda que seja quase a mesma.
Que Inspire – mesmo quando uma situação parece sem solução, quando todos os recursos parecem esgotados, quando sua motivação esta em baixa, o líder sempre da um jeito de te animar, de te mostrar um aspecto ainda não examinado , que te faz ver as coisas de outro ângulo, de mostrar que é possível.
Que tenha Ousadia, que esta sempre pronto para novos desafios, para lidar com as adversidades, que arrisca, que gera mudanças, que sabe que para fazer omelete tem que quebrar os ovos. Ou seja, analisa as situações , examina os riscos , os prós e contras, e decide ,ciente que só não erra quem nunca tentou.
Que seja Unitivo, qualidade de quem sabe manter a equipe unida. Valoriza as pessoas, dando e recebendo feedback, gerando resultados e a energia que faz cada um querer dar o melhor de si, em prol da equipe e da empresa como um todo.
Atitude, Empatia,Inspiração,Ousadia e capacidade de manter a equipe Unida para fazer frente aos desafios, são competências que fazem a diferença nas empresas que sobrevivem em qualquer tempo. Quantos lideres você conhece com estas características? Talvez não muitos , mas com treinamento adequado é possível desenvolver essas competências , gerando uma verdadeira transformação organizacional.

Fany G.Bicca.Especialista em Psicologia Organizacional, Consultora em Gestão de Pessoas e Diretora da Adjunto RH.
(Artigo elaborado á partir do Programa de Desenvolvimento de Competências de Lideranças, desenvolvido pela Adjunto RH)

Artigos anteriores
GERAÇÃO NEM-NEM E O RH

18/09/14

Dados do IBGE apontam que um em cada cinco jovens brasileiros na faixa de 15 a 29 anos de idade, nem trabalha nem estuda , motivo pelo qual é conhecida como “Geração nem-nem.
Adjunto Consultoria de Recursos Humanos

14/03/12

O VALOR DE UMA PALESTRA MOTIVACIONAL Porque assistir a uma palestra motivacional ?
Adjunto Consultoria de Recursos Humanos

14/03/12

ENTRE RAZÕES E EMOÇÕES A SAIDA É FAZER VALER A PENA! A importância da Gestão Emocinal no Trabalho.